... é o marco entre o excesso de peso e a obesidade que é determinado pelo índice de massa corporal, cujo valor se calcula dividindo o peso (kg) pela altura ao quadrado. Se o resultado estiver entre 18,5 e 25kg/m2 o peso do indivíduo é saudável; entre 25 e 30kg/m2 considera-se excesso de peso e, após os 30kg/m2, estamos perante um quadro de obesidade.



A obesidade é uma do doença crónica, que provoca uma diminuição da qualidade de vida, devendo ser controlada uma vez que é um fator de risco para o desenvolvimento e agravamento de doenças tais como, a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, etc…



Nas doenças cardiovasculares - a acumulação de partículas de gordura nas paredes das artérias leva ao surgimento de aterosclerose, caracterizada pela formação de placas que dificultam a irrigação sanguínea ao coração, podendo originar angina de peito (dor intensa após esforço) ou, em caso de obstrução, enfarte do miocárdio.



Na hipercolesterolemia - a ingestão de gorduras ditas “más” aumenta exponencialmente estes níveis e prejudica a saúde cardiovascular.



Na hipertensão - pode estar associada a história familiar, mas muitas vezes, deve-se a obesidade ou hábitos de vida pouco saudáveis. Nos problemas respiratórios - a obesidade interfere com o sistema respiratório, pois reduz a capacidade pulmonar ao exercer pressão sobre as vias respiratórias e músculos. A apneia do sono é uma das situações que afeta as pessoas obesas e que pode também levar ao aumento da tensão arterial.



No cancro - estima-se que a obesidade pode estar associada ao risco acrescido de vários tipos de cancro, nomeadamente endométrio, mama, cólon, rim, vesícula e fígado.



Na infertilidade - a obesidade interfere com a saúde reprodutiva e estima-se que existe uma relação entre um índice de massa corporal elevado e uma maior probabilidade de problemas de fertilidade.



Como podemos prevenir a obesidade?



- Não fique grandes períodos sem comer para não ir para as refeições principais com fome;



- Estabeleça um horário fixo para as refeições;



- Não salte nenhuma refeição;



- Não leve a travessa para a mesa, sirva diretamente para o prato;



- Coma mais devagar pousando os talheres de vez em quando e mastigue calmamente (APRENDA A SABOREAR OS ALIMENTOS!);



- Inicie sempre as refeições principais com uma sopa de legumes;



- Substitua os sumos por água mesmo que sejam light;



- Tenha sempre legumes/saladas no prato;



- Evite consumir produtos processados, com grandes quantidades de açúcar e gordura saturada;



- Dê preferência aos cereais integrais;



- Beba água ao longo do dia;



- Nunca vá às compras com fome;



- Planeie os menus de toda a semana e faça uma lista previamente de tudo o que precisa para não comprar nada que não necessite;



- Calcule bem as doses do que vai cozinhar para não haver sobras e surgir a necessidade de repetir;



- Prepare no dia anterior todas as refeições que vai fazer no dia seguinte;



- Evite os refogados, prefira cozinhar os alimentos ao natural, utilizando especiarias e ervas aromáticas para dar sabor;



- Caminhe pelo menos 30 minutos diariamente.



 



Nunca deixe de se aconselhar com um Nutricionista!



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