Incontinência Urinária ou perda involuntária de urina é uma patologia conhecida pelo impacto negativo que causa em vários aspetos da vida da mulher, nomeadamente ao nível Físico e bem-estar, Psicológico, Sociocultural, Profissional e Económico.
Fatores de risco
Esta patologia pode afetar qualquer pessoa, embora se verifique uma maior frequência em alguns grupos. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de incontinência urinária:
Tipos de incontinência
A Incontinência Urinária é uma patologia que está classificada em três categorias:
Sinais e sintomas
O principal sintoma é a perda involuntária de urina. Outros sintomas comuns são:
Por ser uma patologia pouco divulgada, as mulheres desconhecem que na maioria dos casos existe tratamento. Associando ao natural processo de envelhecimento, e também por estar diretamente relacionado com a vida íntima, é frequente assistir-se à dificuldade em abordar o tema ou procurar ajuda especializada, pelo que as mulheres diagnosticadas com esta patologia frequentemente se isolam a nível social, agravando a situação pelo adiamento ou ausência de tratamento.
Apesar da perda de qualidade de vida que a Incontinência Urinária provoca esta ainda é bastante subvalorizada, pelo que é necessário desmitificar esta patologia e alertar as mulheres que com corretas medidas de saúde uroginecológicas, é possível prevenir a Incontinência Urinária, e se detetada antecipadamente o tratamento é bastante eficaz.
Se suspeita que pode sofrer de incontinência urinária, não se esconda, procure ajuda. Marque agora a sua consulta de Urologia.