Antes de se deixar cair em tentação nesta época festiva, pense no que é melhor para si. Devemos usufruir desta época especial tendo alguns cuidados.



Vamos então aprender estratégias para compensar alguns excessos de gordura e de açúcar, que normalmente se cometem nestas alturas festivas.



1. Não vá para uma refeição com fome. Ingira sempre algo antes, coma uma peça de fruta ou uma sopa para controlar o apetite à mesa.



2. Mantenha a tradição na consoada, evitando os pratos alternativos de bacalhau muito mais calóricos como o bacalhau com natas e o bacalhau espiritual e privilegie o bacalhau tradicional, confecionado com azeite e acompanhado com couves.



3. Aproveite o convívio para comer devagar. Pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 30 vezes, é o tempo necessário para a informação chegar ao cérebro de que está saciado.



4. Nestes dias a sobremesa é garantida! Seja moderado no prato principal e exagere nos hortícolas, já que promovem saciedade.



5. Na preparação das sobremesas, reduza o açúcar e a gordura. Use açúcar amarelo ou mascavado, prefira a confeção no forno em vez da fritura, substitua o leite gordo pelo magro e as natas por iogurte natural.



6. Privilegie a água! Não abuse do álcool, no vinho e no champanhe a graduação de álcool é menor e, por isso, engordam menos. Fica a dica: por cada golo de álcool dê dois golos de água. Assim previne a desidratação e a entrada num estado alcoólico desnecessário.



7. Entre as refeições destes dias festivos aproveite e ingira infusões desintoxicantes: cardo mariano, alcachofra, dente-de-leão, cavalinha, erva príncipe e barba de milho são algumas das infusões a que pode recorrer para ajudar o seu organismo.



8. Torne o abacaxi um aliado. As suas propriedades diuréticas e desintoxicantes, fazem dele uma excelente opção nesta época de excessos.



9. No final do encontro familiar distribua os restos dos pratos e doces por todos.



10. Não existe um Natal saudável sem exercício físico. Desde caminhar às compras até a um bom passeio em família ou mais uma hora no ginásio num dia menos apressado.



Prove, mas não repita!



 







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