Antes de se deixar cair em tentação nesta época festiva, pense no que é melhor para si. Devemos usufruir desta época especial tendo alguns cuidados.
Vamos então aprender estratégias para compensar alguns excessos de gordura e de açúcar, que normalmente se cometem nestas alturas festivas.
1. Não vá para uma refeição com fome. Ingira sempre algo antes, coma uma peça de fruta ou uma sopa para controlar o apetite à mesa.
2. Mantenha a tradição na consoada, evitando os pratos alternativos de bacalhau muito mais calóricos como o bacalhau com natas e o bacalhau espiritual e privilegie o bacalhau tradicional, confecionado com azeite e acompanhado com couves.
3. Aproveite o convívio para comer devagar. Pouse os talheres e mastigue cada alimento cerca de 30 vezes, é o tempo necessário para a informação chegar ao cérebro de que está saciado.
4. Nestes dias a sobremesa é garantida! Seja moderado no prato principal e exagere nos hortícolas, já que promovem saciedade.
5. Na preparação das sobremesas, reduza o açúcar e a gordura. Use açúcar amarelo ou mascavado, prefira a confeção no forno em vez da fritura, substitua o leite gordo pelo magro e as natas por iogurte natural.
6. Privilegie a água! Não abuse do álcool, no vinho e no champanhe a graduação de álcool é menor e, por isso, engordam menos. Fica a dica: por cada golo de álcool dê dois golos de água. Assim previne a desidratação e a entrada num estado alcoólico desnecessário.
7. Entre as refeições destes dias festivos aproveite e ingira infusões desintoxicantes: cardo mariano, alcachofra, dente-de-leão, cavalinha, erva príncipe e barba de milho são algumas das infusões a que pode recorrer para ajudar o seu organismo.
8. Torne o abacaxi um aliado. As suas propriedades diuréticas e desintoxicantes, fazem dele uma excelente opção nesta época de excessos.
9. No final do encontro familiar distribua os restos dos pratos e doces por todos.
10. Não existe um Natal saudável sem exercício físico. Desde caminhar às compras até a um bom passeio em família ou mais uma hora no ginásio num dia menos apressado.
Prove, mas não repita!
A gaguez é uma perturbação da fluência, que condiciona a comunicação e que se caracteriza por repetições (de sons, sílabas e/ou palavras), prolongamentos e/ou bloqueios. Há algumas atitudes importantes a adotar para ajudar a criança que gagueja, tais como: Prestar atenção ao que a criança está a dizer (e não à gaguez); Não interromper a criança enquanto...
22 Outubro 2021O ano de 2020 trouxe uma situação inesperada de pandemia por Síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) ou...
16 Novembro 2020Os TESTES DE ANTICORPOS, também chamados TESTES SEROLOGICOS ou TESTES DE IMUNIDADE, determinam se já teve Covid-19 e agora circulam no...
14 Julho 2020No passado dia 11 de maio o Hospital António Lopes retomou a sua atividade após 2 meses de encerramento fruto da Pandemia...
18 Maio 2020A Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, através do seu Hospital António Lopes, disponibilizou 4 ventiladores e 10 camas...
31 Março 2020