COMUNICAÇÃO | Ajuda pessoas que não são capazes de comunicar oralmente, implementando um sistema aumentativo ou alternativo de comunicação, como pessoas com doenças neurológicas graves ou autismo.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | Ajuda pessoas que têm dificuldade em compreender os outros e/ou expressar pensamentos e sentimentos, de acordo com 4 áreas, a semântica (significado das palavras), a morfossintaxe (construção das palavras e frases), a fonologia (identificação e relação entre os sons da fala) e a pragmática (adequar a linguagem ao contexto).
Alterações da linguagem oral e escrita podem acontecer em crianças (durante o desenvolvimento), em adultos após AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou TCE (Traumatismo Crânio-Encefálico).
ARTICULAÇÃO VERBAL | Ajuda pessoas com alteração nos sons da fala, tornando a sua fala pouco inteligível (pouco percetível) . Estas alterações podem decorrer de alterações neurológicas (AVC, TCE) ou em crianças com imaturidade dos músculos orofaciais.
FLUÊNCIA | Ajuda pessoas com bloqueios, repetições ou prolongamentos na fala, que afetam a fluência do discurso, tais como na gaguez ou taquifémia.
VOZ | Ajuda pessoas com alteração da qualidade vocal, de origem orgânica (nódulos, pólipos, paralisia da corda vocal) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).
MOTRICIDADE OROFACIAL | Ajuda pessoas com distúrbios nas funções estomatognáticas (sucção, respiração, mastigação, deglutição e fala), através da intervenção muscular oral e facial. Atua, por exemplo, em pessoas com aparelho ortodôntico ou com paralisia facial.
DEGLUTIÇÃO | Ajuda pessoas com dificuldades em deglutir (engolir) por alterações mecânicas ou neurológicas que afetam a nutrição e hidratação segura. Pode acontecer em pessoas após AVC, com Doença de Parkinson ou com tumores orais ou laríngeos.
Comunicação
Linguagem Oral E Escrita
Articulação Verbal
Fluência
Motricidade Orofacial
Deglutição
TRATAMENTOS E CONSULTAS:
- Utentes que integrem os protocolos de cooperação com os diversos subsistemas e seguradoras, através da apresentação do documento comprovativo;
- Utentes particulares através da tabela própria do serviço.
TRATAMENTOS:
- Utentes do SNS (Serviço Nacional de Saúde) através da requisição P1 prescrita pelo médico de família;
Terapia Da Fala
Terapia Da Fala
Terapia Da Fala
Terapia Da Fala
Faça aqui o seu pedido de marcação